Inicial BLOCOS DE NOTÍCIAS Os dois lados da moeda

Os dois lados da moeda

13 minutos de leitura
0
0
137

O dinheiro pode ser uma bênção ou maldição em nossas vidas, cabe a nós decidir. O dinheiro é uma bênção, mas se mal utilizado, pode ser uma pedra no caminho.

A Bíblia relata que, certo dia, um jovem questionou Jesus sobre o que deveria fazer para ter a vida eterna. A resposta está registrada em Mateus 19:21: “Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens, dê o dinheiro aos pobres e você terá um tesouro nos céus; depois, venha e siga-me”. Muitos utilizam essa fala de Jesus para embasar a ideia de que o dinheiro é algo ruim, danoso, um mal do qual precisamos nos livrar a fim de purificar-nos. Porém, se o propósito do Mestre fosse condenar a riqueza, como poderíamos conciliar isto com o fato de a própria Bíblia mencionar a fortuna de homens bons como Abraão, Jacó, Jó, Salomão e tantos outros, sem que Deus os repreendesse por ela? Talvez uma simples moeda nos ajude a responder a isso.

As moedas têm duas faces. Se, por um lado, o dinheiro é uma bênção em nossa vida, por outro, pode se tornar uma maldição. Tudo o que é bom, quando mal utilizado, pode ter seu propósito desvirtuado e trazer consequências ruins. Deus nos criou e proveu tudo de que necessitávamos; nos deu um corpo, soprou em nós o fôlego de vida, nos concedeu dons, tempo e recursos. Cada uma dessas dádivas pode nos trazer grandes alegrias ou imensa decepção, a depender de como as utilizamos. Quando se trata de dinheiro, precisamos compreender “os dois lados da moeda” para escolher bem entre eles.

Onde estiver o seu tesouro…

Analisemos mais a fundo o texto de Mateus 19:21. Por que Jesus pediu para o jovem rico doar todos os seus bens aos pobres? E se Deus houvesse dado essa mesma ordem ao Seu servo Abraão, será que este lhe daria as costas em sinal de rejeição? Bom, se o “pai da fé” estava disposto a sacrificar seu maior tesouro, Isaque, certamente não hesitaria em doar suas riquezas materiais, caso lhe fosse solicitado. E o que dizer de Jó? O próprio Deus afirmou que era um homem íntegro, correto, temente a Ele e que se afastava do mal. Você consegue imaginar Jó resistindo a um pedido divino?

Olhando para a vida desses dois homens, percebemos claramente que Deus reinava em seus corações, e não as riquezas. O jovem rico indagou sobre o que deveria fazer para ter a vida eterna; ele acreditava que a salvação é algo que se pode alcançar fazendo boas obras, mas Jesus lhe mostrou que o critério para conquistá-la é amar a Deus sobre todas as coisas. Essa história nos ensina que o dinheiro e as riquezas podem ser tornar ídolos em nossa vida, e é neste ponto que se tornam maldições.

Ellen White nos lembra que “a Bíblia não condena ninguém por ser rico, uma vez que haja adquirido suas riquezas honestamente. Não o dinheiro, mas o amor do dinheiro é a raiz de todos os males. É Deus que dá aos homens poder para adquirir fortuna; e nas mãos daquele que agir como mordomo de Deus, empregando seus meios altruistamente, a fortuna é uma bênção – tanto para seu possuidor como para o mundo. Muitos, porém, absorvidos em seus interesses nos tesouros mundanos, tornam-se insensíveis aos reclamos de Deus e às necessidades de seus semelhantes. Consideram sua riqueza como um meio de glorificarem a si mesmos.” (A Ciência do Bom Viver, p. 81).

Quando utilizado de maneira egoísta, o dinheiro pode se tornar uma armadilha de Satanás para destruir a nossa vida. O apego a ele pode fazer com que percamos de vista as coisas que realmente têm valor, como a família, a saúde e a salvação. Por isso, várias vezes Jesus nos advertiu sobre este perigo. “Mas ai de vocês, os ricos” (Lucas 6:24); “Vocês não podem servir a Deus e à riqueza” (Lucas 16:13); “Não acumulem tesouros sobre a terra” (Mateus 6:19); “Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza” (Lucas 12:15).

Vale salientar que esse perigo não se restringe às pessoas possuidoras de muitos bens, pois o campo de batalha é o coração. Tanto ricos quanto pobres devem lutar contra o egoísmo e a ganância. A boa notícia é que Deus, em Seu infinito amor, proveu meios para nos libertar destes sentimentos e comportamentos destrutivos. Quando seguimos Suas orientações, o dinheiro é uma bênção em nossa vida.

   … aí estará também o seu coração

O reformador Martinho Lutero costumava dizer que “três conversões são necessárias: a do coração, a da mente e a da bolsa”. Toda verdadeira conversão é fruto da obra de Deus no coração do pecador, e não seria diferente em relação ao dinheiro. Assim, um dos meios que Ele proveu para nos libertar do egoísmo e da avareza é o ato de doar. Observe o que diz Ellen G. White a esse respeito:

“Muitos desprezam a economia, confundindo-a com a avareza e a mesquinhez. A economia, porém, harmoniza-se com a mais ampla liberalidade. Verdadeiramente, sem economia não pode existir real liberalidade. É preciso que poupemos, a fim de podermos dar. Ninguém pode exercitar verdadeira beneficência sem abnegação. Unicamente por uma vida de simplicidade, de renúncia e estrita economia, nos é possível realizar a obra a nós designada como representantes de Cristo. O orgulho e a ambição mundanos precisam ser expelidos de nosso coração. Em toda a nossa obra, o princípio do desinteresse pessoal revelado na vida de Cristo tem de ser desenvolvido.” (A Ciência do Bom Viver, p.77).

Sim, economizar simplesmente para acumular recursos para nós mesmos configura-se egoísmo e ganância. Por outro lado, poupar para ajudar outros e contribuir para o avanço da pregação do evangelho é ajuntar tesouros no céu (Mateus 6:19). Esta também é a essência do ato de dizimar e ofertar. Por meio deste princípio, Deus vai nos libertando da tirania do individualismo.

Cara ou coroa?

A lição que extraímos aqui é a de que o dinheiro não é, em si mesmo, uma bênção ou maldição; nós definimos isso pela maneira como o ganhamos, utilizamos e pelo lugar que lhe atribuímos em nosso coração. O filósofo Francis Bacon bem observou que “o dinheiro é um bom criado, mas um mau senhor”. E ao revisarmos toda a história da humanidade, quanta miséria e dor vemos brotar do amor à riqueza! Corrupção, famílias destruídas, pessoas estressadas, doentes e até tentando tirar a própria vida; tudo por causa da busca desenfreada por bens e posses. Assim, eu te convido a fazer a seguinte reflexão: qual lado da moeda você tem escolhido?


Artigo publicado originalmente na edição do 1º Trimestre de 2021 da Revista Afam.

Carregue mais artigos relacionados
Carregar mais por Portal Adventista Baixo Guandu Portal Adventista Baixo Guandu
Carregue mais BLOCOS DE NOTÍCIAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Falso ou autêntico?

Quem você realmente é diante dos outros? Compreenda mais sobre os impactos disso. A imagem…