Os autores tratam de temas como crescimento espiritual, relacionamentos, profecia, inteligência emocional, vida familiar, que têm como objetivo auxiliar o jovem adventista a ser autêntico na fé em meio à cultura pós-moderna contemporânea.
A Pós-modernidade é conhecida como a era do relativismo, da pós-verdade.
Para os adeptos dessa linha de pensamento, a crença na existência de um princípio organizador, um norte a se seguir, é considerada ultrapassada – uma relíquia de um passado árido e obscuro, que ainda é idolatrada por “alguns”.
A noção de Universo, de um todo unificado, foi substituída pelo conceito de Multiverso, um conglomerado de mundos particulares que dão forma à colcha de retalhos da realidade.
As consequências práticas desse pensamento são percebidas por toda parte. Muitos procuram sentido para suas vidas fragmentadas ingressando em comunidades e tribos, com seu próprio padrão moral, que pouco contribui para trazer alguma solidez para sua existência fluida.
Nesse contexto crítico, o jovem adventista é chamado a viver os sólidos princípios bíblicos, de modo a ostentar a bandeira da verdade presente perante um mundo confuso. Ele é chamado para ser autenticamente cristão.
O leitor perceberá flashes da experiência dos autores ao longo das meditações, o que enriquece o devocional, aproximando-o da vida real. Além disso, terá contato com várias leituras interessantes das histórias bíblicas, as quais são aplicadas ao contexto atual da juventude.